Docentes

Ádan Pelegrino Jardim

Mestre em Ciências pelo Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP (IPq FMUSP). Especialista em Terapias Cognitivas pelo IPq FMUSP. Aprimorado em Transtornos Alimentares pelo IPq FMUSP. Professor de Especialização em Terapias Cognitivas pelo Instituto WP e professor das Disciplinas Psicoterapias Cognitivas, Processos Psicológicos Básicos, História da Psicologia, Psicologia: Ciência e Profissão e Psicologia do Desenvolvimento - Ciclo Vital pela Universidade Paulista. Psicólogo Clínico e supervisor de práticas clínicas profissionais em Psicoterapia Cognitiva. Graduado em Psicologia pela Universidade do Estado de Minas Gerais.

Adriana Mussi Silveira Lenzi Maia

Graduada em Psicologia, Formação em Terapia do Esquema, Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental, Especialista em Psicodrama Terapêutico, Professora Convidada do Cognitivo, Professora do Instituto de Terapia Cognitivo-Comportamental, Professora Convidada do Instituto a Família de Porto Alegre. Membro da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas.

Adriana Rossi

Psicóloga graduada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutora em Ciências, com ênfase em Neuropsicologia, pelo Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Especialista em Neuropsicologia (Conselho Federal de Psicologia). Especialista em Clínica Analítico Comportamental (Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento). Colaboradora do Núcleo de Atendimento Neuropsicológico Infantil Interdisciplinar (NANI). Docente do Curso de Extensão em Reabilitação Neuropsicológica na Infância do Centro Paulista de Neuropsicologia (CPN). Colaboradora do Programa de Diagnóstico e Intervenções Precoces do Instituto de Psiquiatria - HC/USP. Atua na área de psicoterapia, avaliação e reabilitação neuropsicológica.

Alessandra Magalhães Cavalcanti

Possui licenciatura e formação em Psicologia Cognitivo Comportamental pelo Centro Universitário de João Pessoa (1992) , Supervisão Livre em Psicologia Hospitalar - CRP Conselho Regional de Psicologia (1998), Mestrado em Psicologia Social (UFPB) Núcleo de Pesquisa - Percepção Humana: Processos Sensoriais, Cognitivos e Psicossociais- aprovada com distinção (2006), ampla experiência em Psicologia Clínica com ênfase em adolescentes, adultos e casal, ministra Supervisão Livre na abordagem Cognitiva Comportamental e Leciona em Pós Graduações nos módulos: Técnicas Cognitivas, Terapia de Casal, Habilidades Sociais, Fundamentos Teóricos da Abordagem Cognitivo Comportamental, Transtornos Alimentares e Transtornos da Personalidade. Membro da Associação Brasileira de Psicoterapia Cognitiva e da Sociedade Brasileira de Terapias Cognitivas.

Alicia Carissimi

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil (2009), Mestrado em Medicina: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011) e Doutorado em Psiquiatria e Ciências do Comportamento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). Atualmente é aluna de Pós-Doutorado em Psiquiatria e Ciências do Comportamento e atua como pesquisadora no Laboratório de Cronobiologia e Sono do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, atuando como colaboradora no ambulatório de Psiquiatria-Sono do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e Psicoterapeuta - Consultório com ênfase em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental. Atua principalmente nos seguintes temas: distúrbios do sono, ritmos circadianos, actigrafia e terapia cognitivo-comportamental.

Allana Almeida Moraes

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2009). Especialização em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental pela WP - Centro de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental. Mestrado em Psicologia Clínica, grupo de Pesquisa Avaliação e Intervenção no Ciclo Vital (PUCRS). Possui experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental. Tem interesse em temáticas referentes à Psicologia Positiva e teorias cognitivo-comportamentais.

Amanda Boaventura Lima

Graduada em Psicologia pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, com experiência na área clínica e em saúde pública (CRAS, CREAS e Centro de Referência da Mulher). Pós graduada na WP Centro de Psicoterapia Cognitivo Comportamental, pós graduanda em Psicologia do Trânsito e aluna especial no Mestrado em Gestão Pública (UFRB)

Amanda Neumann Reyes

Psicóloga graduada pela Universidade Católica de Pelotas (2013). Mestre em Saúde e Comportamento (2014). Atualmente é aluna de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento da UCPel (Bolsista CAPES-PROSUP).

Ana Carolina Maciel Cancian

Psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul ? PUCRS. Mestre em Psicologia Clínica pela PUCRS (bolsista CAPES). Interesses de pesquisa são Treinamento de Habilidades da Terapia Comportamental Dialética, regulação emocional e comer com atenção plena. Integrante do Grupo de Avaliação e Atendimento em Psicologia Cognitivo Comportamental GAAPCC/PUCRS. Professora na Wainer Psicologia Cognitiva e colaboradora no Intcc. Atua em consultório particular e possui experiência em equipe multidisciplinar em internação de saúde mental.

Ana Carolina Rimoldi de Lima

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia, com títulos Bacharel e Formação de Psicólogo. Mestre em Psicologia da Saúde, com ênfase em Processos Cognitivos pelo PGPSI da Universidade Federal de Uberlândia. Ênfase clínica em Terapia Cognitivo Comportamental. Experiência de atuação em saúde pública. Docente de Graduação em Psicologia, ministrando disciplinas nas áreas cognitiva, comportamental e da saúde na Ulbra de Itumbiara. Docente de cursos de Pós Graduação lato sensu em Terapia Cognitivo Comportamental.

Ana Carolina Robbe Mathias

Possui mestrado em Saúde Mental (2009)e especializacão em atendimento a usuários de álcool e drogas (2005) pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ . Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeito (2003) . Atualmente é psicóloga - Consultório particular e supervisora do PRograma de estudos e assistência ao uso indevido de álcool e drogas do IPUB/UFRJ. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Terapia Cognitivo-Comportamental, atuando principalmente nos seguintes temas: álcool e drogas, entrevista motivacional, jogo patológico e prevenção de recaída.

Ana Irene Fonseca Mendes

Possui graduação em Psicologia (1997) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto USP (FFCLRPUSP), Mestrado (2001) e Doutorado (2008) pelo programa de Pós Graduação em Psicobiologia da FFCLRPUSP. Atualmente é Supervisora e Colaboradora de Pesquisa do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo Comportamental (LaPICC) da FFCLRP USP e coordenadora do Ambulatório de Terapia Cognitivo Comportamental no HCFMRPUSP. Atua em clínica particular como Terapeuta Cognitivo Comportamental (Terapeuta Certificada pela Federação Brasileira de Terapias CognitivasFBTC).

Ana Paula Justo

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2001), mestrado em Psicologia Clínica (2005) e doutorado em Psicologia como Profissão e Ciência (2015) pela mesma Universidade. Atualmente é pesquisadora colaboradora do Laboratório de Estudos em Psicologia Pediátrica. Tem experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: estresse, enfrentamento, adolescência, psicopatologia e terapia cognitivo comportamental.

Ana Paula Pitiá Barreto

Mestranda em Medicina e Saúde Humana pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, graduada em Psicologia pela Universidade Salvador/UNIFACS (2003), Especialista em Psicoterapia Cognitivo Comportamental pelo Instituto WP (2014)? Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal da Bahia/UFBA (2005). Formação em Psicoterapia Cognitiva CTC/Ba (2008) e em Psicoterapia Infanto juvenil (2011). Atua como Psicóloga Clínica/ Psicoterapia Cognitivo Comportamental, com ênfase em tratamento e prevenção psicológica. Membro do grupo de pesquisa assistencial do Centro de Atenção ao Assoalho Pélvico (CAAP) da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Analise de Sousa Vivan

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), especialização em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005), mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007) e doutorado em Ciências Médicas: Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atua como psicóloga clínica e é professora em cursos de especialização em terapia cognitivo-comportamental do Instituto Paranaense de Terapia Cognitiva (IPTC), do Centro de Estudos da Família e do Indivíduo (CEFI), do Instituto de Psicologia Cognitiva Comportamental de Franca (IPCC) e do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Ciências Cognitivas (IBNeuro).

André Luiz dos Santos Pereira

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em psicoterapia cognitivo comportamental, atuando principalmente com transtornos de ansiedade e humor.

André Luiz Moreno

Graduado em Psicologia, Bacharelado em Psicologia e Bacharelado Especial em Pesquisa pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. É Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É especialista em terapia cognitivo-comportamental. É Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atualmente, é professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, responsável pelas disciplinas de Teorias em Terapia Cognitivo-Comportamental e Tópicos Atuais em Terapia Cognitivo-Comportamental e pela supervisão dos Estágios de Atendimento Individual, Grupal e Breve em Terapia Cognitivo-Comportamental. É pesquisador em Psicologia Cognitiva e Neuropsicologia, com ênfase em pensamentos desadaptativos dos transtornos de ansiedade; avaliação de pensamentos negativos repetitivos e ansiedade; e efeitos de pensamentos intrusivos e da ansiedade nas funções executivas.

Andréa Guedes Machado

Bacharelado concluído em Psicologia pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (2013), com ênfase em "Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde", atuando, principalmente, nos seguintes temas: depressão, memória e idosos. Foi bolsista CNPq em atividades de iniciação científica durante a graduação. Possui título de especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pelo Instituto WP (2014). Atualmente, mestranda na UFCSPA, na área de Ciências da Reabilitação Neurológica.

Andrea Pereira Dias

Psicóloga com 20 anos de experiência profissional em desenvolvimento de pessoas e gestão de mudanças. Especialista em Terapias Cognitivas pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - SP (IPq HCFMUSP) e com cursos de formação/ extensão em Terapia Focada nas Emoções (psicoterapia individual e de casal) pela York University no Canadá Psicologia Positiva, Coaching Positivo, Coaching & Mentoring, Psicologia do Esporte e Mindful Eating. Atua em consultório particular com psicoterapia individual e de adultos, coaching, psicologia do esporte, gestão e suporte em mudanças, condução de grupos temáticos, realização de treinamentos e palestras. Psicóloga voluntária do Instituto de Psiquiatria do HC da Faculdade de Medicina da USP no Programa de Saúde, Espiritualidade e Religiosidade na Saúde Mental (ProSER) desde 2013.

Andréia Cristina dos Santos Kleinhans

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1997) e graduação em Psicologia pela Faculdade Evangélica do Paraná (2007). Especialista em Terapias Cognitivas pelo Instituto Paranaense de Terapias Cognitivas (2009). Mestre em Psicologia como Profissão e Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2012). Atualmente trabalha com Psicologia Clínica e Docência em Ensino Superior.

Andresa Pinho Soster

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil (2008). Aperfeiçoamento em Psicologia Comportamental Cognitiva pelo Ambulatório de Ansiedade do Instituto de Psiquiatria da FMUSP (2008). Possui MBA em Gestão do Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios (2011) e Pósgraduação em Psicoterapia Cognitivo Comportamental pelo Instituto WP (2015). Atualmente é Mestranda em Psicologia pela UNISINOS. Possui experiência na área de gestão e desenvolvimento de pessoas nas organizações. Membro da FBTC (Federação brasileira de Terapias Cognitivas). Tem experiência na área de Psicologia Clínica, na abordagem de terapia cognitiva comportamental. Atualmente é psicóloga clínica na clínica Solaris. Realiza avaliação clínica e psicoterapia em crianças, adolescentes, adultos e idosos, com ênfase na atuação terapêutica de transtornos de humor, transtornos de ansiedade, prevenção em saúde mental e promoção da autoestima e saúde mental da mulher.

Andressa Celente de Ávila

Mestre em Psicologia Clínica pelo Grupo de Pesquisa Avaliação e Atendimento em Psicoterapia Cognitiva e Comportamental vinculado ao Programa de PósGraduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atua como Psicóloga Clínica no Hospital ISEV de Taquara/RS realizando atendimento na unidade de saúde mental. É graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) desde 2013. Aperfeiçoada em Terapias Cognitivo Comportamentais pelo Centro de Psicoterapia Cognitivo Comportamental (WP). Possui Capacitação em Acompanhamento Terapêutico pelo Instituto Contemporâneo. Tem como áreas de interesse: Dependência Química, Terapia Cognitivo comportamental, Psicologia Clínica e Pesquisa.

Andriza Saraiva Corrêa

Psicóloga, Doutora em Psicologia Aplicada pela Universidade do Minho em Braga/Portugal, com ênfase na área de Psicoterapia/Psicopatologia. Professora convidada do Instituto WP. É colaboradora do Grupo de Investigação em Relação Terapêutica (Therapeutic Relationship Research Group/TRRG Universidade do Minho, Braga/Portugal).

Antonieta Martins Lopes

Psicóloga, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Cognitivo (IWP). Bacharel em Comunicação Social – Relações Públicas, pela PUCRS. Especialista em Marketing, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-RS). Experiência em Psicologia Clínica, Comunitária e Organizacional. Membro do Núcleo de Luto CORA-CEFI e voluntária do Hospital São Lucas da PUCRS (Projeto Espiritualidade).

Arthur Siqueira de Sene

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (2008), com títulos em Bacharelado, Licenciatura e Formação de Psicólogo. Mestre em Psicologia Aplicada, pelo PGPSI da Universidade Federal de Uberlândia, no eixo Psicologia da Saúde / Processos Cognitivos. Experiência de atuação como docente de filosofia e sociologia na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (CSEU). Atualmente atua como docente de Psicologia de disciplinas nas áreas cognitiva e comportamental na Faculdade Patos de Minas (FPM).

Augusto Duarte Faria

Doutor (2013) em Saúde e Comportamento pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), é especialista em Psicoterapia Cognitivo-comportamental (2007) e Terapeuta Cognitivo certificado (2014) pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Atualmente (2014) é Professor Adjunto do curso de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e membro do Laboratorio de Psicologia Clínica e da Saúde. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Pesquisa, e em Psicoterapia Cognitivo-comportamental atuando principalmente em transtornos mentais na gestação (depressão pós-parto) e no Transtorno Bipolar (ritmo biológico e psicoeducação) assim como na análise do efeito de processos psicoterapêuticos breves para intervenção em atenção primária, tendo artigos sobre os temas publicados em periódicos científicos nacionais e internacionais.

Bárbara Cristina da Costa Monteiro

Psicóloga especialista em terapia cognitivocomportamental. Neuropsicóloga pelo Centro de Neuropsicologia Aplicada, com capacitação profissional na área de reabilitação neuropsicológica. Mestranda no núcleo de neurociências do Laboratório de Pânico e Respiração IPUB/UFRJ. Atua na área clínica, realizando também avaliação e reabilitação neuropsicológica. Participa constantemente de congressos (nacionais e internacionais), apresentando trabalhos que visam a promoção do conhecimento na área clínica. Palestrante convidada de diversos workshops e cursos. Autora do protocolo de tratamento para insônia através da Terapia cognitivocomportamental. Organiza workshops de nível nacional através da Psineuroclínica Cognitiva do Rio de Janeiro. Diretora clínica e administrativa da Psineuroclínica Cognitiva do Rio de Janeiro e psicóloga do Programa Voe Livre do Medo.

Bárbara Maria Barbosa Silva

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2007), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul na área de Desenvolvimento de Carreira (UFRGS, 2009) e especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental (WP, 2013). Exerceu atividades vinculadas a projetos de pesquisa, extensão e estágios extracurriculares nas áreas de Saúde Pública, Psicologia Hospitalar, Saúde Mental, Desenvolvimento de Carreira, Atendimento Clínico e Saúde do Trabalhador. Como profissional de Psicologia foi coordenadora de curso de graduação, ministrou disciplinas relacionadas as áreas do conhecimento de Teoria Cognitivo-Comportamental, Psicologia e Processos de Gestão e Avaliação Psicológica. Supervisionou estágios em clínica de Psicologia e estágios na ênfase em Gestão. Coordenou o Núcleo de Orientação e Desenvolvimento de Carreira (NODeC). Atualmente, desenvolve práticas em Psicologia e Processos de Gestão, Desenvolvimento de Carreira e Atendimento Clínico Psicológico.

Bernard Rangé

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1971), Mestrado em Psicologia Teórico Experimental pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1975) e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia cognitivo-comportamental de transtornos da ansiedade,entre eles transtorno de pânico, agorafobia, transtornop da ansiedade generalizada, transtorno obsessivo-compulsivo, fobia social e fobias específicas.

Bernardo Carramao Gomes

Possui graduação em Formação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e mestrado em Medicina (Saúde Mental) pela Universidade de São Paulo (2010). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: educação do paciente, psicoterapia de grupo, transtorno afetivo bipolar. Desde 2011 é professor adjunto 1 na Universidade Paulista UNIP. Atualmente é doutorando pelo Programa de PósGraduação em Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Bianca Raquel Castro

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Meridional IMED (2013), é especialista em Psicoterapia Cognitiva pelo Instituto WP (2015) e está cursando especialização em Avaliação e Diagnóstico Psicológico: enfoque clínico pela Faculdade Meridional IMED (2016). Atua na área de psicologia clínica, com ênfase em psicoterapia cognitivocomportamental.

Breno Irigoyen de Freitas

Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011), especialista em Terapias Cognitivas Comportamentais na Infância e Adolescência (2013), mestre em Psicologia Clínica pela PUCRS (2016). Possui formação profissional do modelo de Prevenção de Recaída Baseada em Mindfulness (MBRP Brasil).

Bruna Dal Fiume Armelin

Psicóloga formada pela PUCRS, mestranda em Pediatria e Saúde da Criança pela Faculdade de Medicina/PUCRS (bolsista CAPES). Professora de Psicologia da Faculdade de Desenvolvimento do RS (FADERGS). Possui Residência Multiprofissional com ênfase em Urgência pelo Hospital São Lucas da PUCRS PREMUS/ 2013 onde atuou nas unidades de emergência, internação e ambulatórios adulto e infantil. Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Conselho Federal de Psicologia e Especialista em Psicoterapia CognitivoComportamental pela WP Centro de Psicoterapia CognitivoComportamental.

Bruna Gomes Mônego

Psicóloga graduada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e especialista em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Atualmente é doutoranda na UFRGS, vinculada ao Grupo de Estudo, Aplicação e Pesquisa em Avaliação Psicológica (GEAPAPUFRGS) e docente do curso de Psicologia da Faculdade Cenecista de Osório (FACOS). Também é professora convidada nos cursos de Especialização em Avaliação Psicológica da IMED e da UFRGS. Trabalha com ênfase em Cognição Socioemocional, Neuropsicologia, Funções Executivas, Psicometria e Avaliação Psicológica, além de experiência em Terapia CognitivoComportamental e Terapia do Esquema.

Camila Argüello Dutra

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, é especialista em Terapias Cognitivo Comportamentais E Terapias Cognitivo Comportamentais na Infância e Adolescência. Atualmente, cursa Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Trabalha como Psicóloga Clínica. Atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia Cognitivo Comportamental, Psicologia Clínica, Psicologia Experimental Cognitiva.

Camile Araujo

Especialista em Psicoterapia Cognitivo Comportamental (2012) e Especialista em Educação Especial à Distância pela Universidade Federal de Santa Maria UFSM/(2007). Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Franciscano UNIFRA/(2007) e Graduada em Educação Especial com Habilitação em Deficientes Mentais pela Universidade Federal de Santa Maria UFSM/(2004). Exerce as Funções de Psicóloga junto a UNIMED Santa Maria prestando Assistência Profissional na Área de Medicina Preventiva. Participou como Monitoria Voluntária no desenvolvimento de 6 (seis) Projeto de Pesquisas e como BolsistaFIPE no desenvolvimento e um Projeto de Pesquisa. Já atuou como Tutora em Especialização à Distância na Área de Educação Especial com ênfase em Déficit Cognitivo e Educação de Surdos junto ao Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria.

Camilla Volpato Broering

Possui graduação em Psicologia - UNIVALI (2002), Mestrado e Doutorado em Psicologia da Saúde, Processos Psicossociais e Desenvolvimento Psicológico pela UFSC (2014). Atualmente é psicóloga clínica na Policlínica São Rafael, atuando na abordagem Cognitivo-Comportamental. Professora da Aupex, nos cursos de Pós-graduação, lecionando as disciplinas de Desenvolvimento Infantil, Teorias da Aprendizagem e Neurociência. Professora da Sensus em Blumenau, lecionando as disciplinas de Transtornos de Humor, Transtornos Alimentares, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Atendimento Infantil e atuação da Teoria Cognitiva na Clínica. Atua nas mesmas áreas em outros cursos de Pós-graduação na região do Vale do Itajaí, bem como em: Metodologia de Pesquisa e Psicopedagogia. Como áreas de atuação destacam-se: Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, saúde infantil, hospitalização na infância, preparação psicológica pré-cirúrgica, memórias pós-cirúrgicas, saúde da mulher, psicologia pediátrica e avaliação psicológica.

Candice Steffen Holderbaum

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui graduação (2007) e Mestrado (2009) também em Psicologia pela UFRGS, além do título de especialista em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia (2014). Realizou doutorado sanduíche no Centre de Recherche de l`Institut de Geriatrie da Université de Montreal (Canadá) e aperfeiçoamento em Avaliação Neuropsicológica Transoperatória junto ao prof. Dr. Hugues Duffau em Montpellier (França). Possui ampla experiência na clínica de avaliação neuropsicológica, atendendo em consultório particular, clínicas particulares e hospitais desde 2007.

Carlo Schmidt

Possui graduação em psicologia pela Universidade Luterana do Brasil (1997), Mestrado e Doutorado em psicologia do desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004/2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria no departamento de educação especial. Atua nas áreas de Educação e Psicologia, com ênfase em transtornos do espectro do autismo (TGDs), principalmente com os seguintes temas: autismo, transtornos do desenvolvimento e família, intervenção precoce e inclusão.

Carlos Eduardo Nórte

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Ao longo da graduação foi aluno de Iniciação Científica do Laboratório Neurobiologia II do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho trabalhando na linha de psicofisiologia da regulação da emoção e do estresse, e estagiou em projetos no Instituto de Psicologia da UFRJ, em especial envolvendo tematicas como psicologia política, diversidade sexual, terapia cognitivo-comportamental e transtorno do estresse pós-traumático. Em 2010, atuou como pesquisador no Departamento de Psicologia Geral e Experimental da Universidade de Padova na Itália. Foi colaborador do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-05) atuando na Comissão de Estudantes, Comissão Regional de Orientação e Ética e do Grupo de Trabalho de Avaliação Psicológica. Titulou-se mestre (2012) e atualmente é doutorando em Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ . Tem experiência na área de Psicofisiologia do Comportamento Humano, Processos Psicológicos Básicos, Neuropsicologia, Subjetividade e Exclusão Social.

Carlos Eduardo Seixas

Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário Franciscano. Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria/RS. Especialista em Terapia Cognitiva Comportamental pela WP. Formação em Terapia do Esquema pela WP. Experiência na área de Psicologia Clínica de adolescentes e adultos. Membro da Comissão de Saúde Mental de Santa Maria (2007-2008). Professor eorientador de supervisão clínicado curso de graduação em Psicologia da ULBRA - Campus Santa Maria/RS. Professor de cursos de aperfeiçoamentos e especialização do Cognitivo. Membro da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas.

Carol Rebeschini

Psicóloga, graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), especialista em Terapia CognitivoComportamental (InTCC) . Possui formação em Terapia CognitivoComportamental para Casais (InTCC). Colaboradora no Núcleo de Estudos em Trauma e Estresse (NEPTE) e estudante do terceiro semestre do curso de Formação em Terapia do Esquema na Wainer Psicologia. Possui experiência na área clínica, com orientação CognitivoComportamental em atendimento de crianças, adolescentes, adultos e casais.

Cátula da Luz Pelisoli

Graduada em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Especialista em Psicoterapia Cognitivo Comportamental pela WP - Centro de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com período de doutorado na University of Hawaii at Hilo. Atualmente, é psicóloga e supervisora de estágios no Centro de Atenção Psicossocial Casa Aberta, professora da FACOS, Coordenadora do curso de especialização em Psicopedagogia Institucional e professora convidada do Cognitivo. Suas linhas de pesquisa incluem abuso sexual, cognição, terapia cognitiva, saúde pública e saúde mental. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Adolescência - NEPA UFRGS, American Psychological Association - APA e International Society for Prevention of Child Abuse and Neglect (ISPCAN).

Cenita Pereira Borges

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), mestrado em Ciências Médicas: Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é psicóloga clínica, professora do curso de psicologia do Centro Universitário Barriga Verde (UNIBAVE) e doutoranda em Ciências da Saúde: Neurociência pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), também é membro pesquisadora do laboratório de neurociências com ênfase no estudo do transtorno bipolar em modelo animal de depressão e mania, sob a orientação do professor Dr. João Quevedo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Cognitiva Comportamental.

Circe Petersen

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1989), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Pós-doutorado em Psicologia (UFRGS, 2013). Advanced Training in REBT and CBT at Albert Ellis Institute, NY/CATREC Buenos Aires (2008). Training in Mindfullness-Based Stress Reduction (MBSR/ MBCT) Atualmente é sócio diretor - diretora de ensino - Projecto Estudos Avançados Em Educação e Saúde- Clínica Psicológica Privada, Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicoterapia, atuando principalmente nos seguintes temas: Terapia Cognitivo-Comportamental; Estresse, saúde e resiliência; transtornos de ansiedade.

Clarice de Oliveira Oppermann

Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Sóciaproprietária E Psicóloga clínica do Núcleo de Terapia CognitivoComportamental Modus Cognitivo. Coordenadora de grupos terapêuticos no Centro de Recuperação e Estudos da Obesidade (CREEO). Especializada em Terapia CognitivoComportamental pelo Instituto WP em POA. Formação em Terapia dos Esquemas pela Wainer Psicologia Cognitiva (concluindo). Professora de Terapia CognitivoComportamental do do Instituto WP. Professora de Terapia CognitivoComportamental para os Transtornos da Adição no Curso de Especialização do Instituto Cyro Martins em POA. Membro da Diretoria da Associação de Terapias Cognitivas do Rio Grande do Sul (ATCRS). Atuação em Clínica e Pesquisa na área da Dependência Química do Hospital Psiquiátrico São Pedro.

Claudiane Aparecida Guimarães

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (2007). Mestre em Psicologia como Profissão e Ciência na Pontifícia Universidade Católica de CampinasSP (2010) na linha de pesquisa de prevenção e intervenção terapêutica. Especialista em Terapia Comportamental Cognitiva pelo Instituto de Psicologia e Controle do Stress (2012). Formação em Tanatologia pela Rede Nacional de Tanatologia (2013). Doutora em Psicologia como Profissão e Ciência na Pontifícia Universidade Católica de CampinasSP (2015), tendo realizado Doutorado Sanduíche na Universidade de Lisboa/Portugal. Membro da diretoria da Sociedade de Psicologia do Triângulo Mineiro (20142015). Docente na Universidade de Uberaba no curso de Psicologia. Professor Substituto na Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Experiência na área de Psicologia, com ênfase em intervenção terapêutica nas temáticas Terapia Cognitiva Comportamental, Tanatologia, Cuidados Paliativos, Estresse e Estratégias de Enfrentamento.

Claudio Seal Carvalho

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (2003) e mestre em Psicologia (2006) pela mesma instituição de ensino. Atua tanto na área de Educação, no processo de formação inicial e continuada de psicólogos, quanto em Psicologia Clínica com ênfase em Terapia CognitivoComportamental, Obesidade, Treinamento em Habilidade Social, Mindfulness, Ansiedade e Terapia de Casal. É sócio-diretor do Espaço PSI Bahia e, atualmente, compõe o quadro de professores da graduação e pós-graduação do curso de Psicologia da Faculdade Santíssimo Sacramento e do Centro Universitário Jorge Amado.

Cristiana Pacheco Martini Bolfer

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá-Paraná (UEM). Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em Neuropsicologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Mestre em Ciências da Saúde, área de concentração Neurologia da Faculdade de Medicina da USP. Doutora em Ciências da Saúde, área de concentração Neurologia da Faculdade de Medicina da USP. Atuou como voluntária no ambulatório do Distúrbio do Aprendizado do Instituto da Criança (ICr) da Faculdade de Medicina de São Paulo realizando avaliação neuropsicológica de 2005 a 2014. Atua na àrea clínica ,avaliação neuropsicológica e acompanhamento em crianças e adolescentes (Maringá-Paraná), principalmente na área da Neuropsicologia aplicada aos Distúrbios de Aprendizagem e do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) para Crianças e Adolescentes-Núcleo de Estudos de Comportamento e Saúde Mental.São Paulo-Sp.

Cristiane Flores Bortoncello

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e Mestrado em psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É membro fundadora da Associação de Terapias Cognitivas do Rio Grande do Sul (ATC-RS) e atual Vice-presidente (2013-2015). É especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Instituto da Família de Porto Alegre (INFAPA), formação em Terapia Cognitivo-Comportamental para casal pelo InTCC e Terapia dos Esquemas pela WP. Também é terapeuta certificada pela FBTC, tutora COGMED e professora do InTCC em BH. Autora de capítulos de livros no Brasil, no exterior, revisora de artigos das revistas Dove Medical Press e The Spanish Journal of Psychology.

Daniela Di Giorgio Schneider Bakos

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento (2004) e Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento (2008) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É especialista em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais pela Unisinos (2004). Atualmente é professora e supervisora do curso de Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental do InTCC, professora convidada da Especialização em Psicoterapias Cognitivo-Comportamental do Cognitivo e professora convidada do curso de Formação em Terapia do Esquema do Cognitivo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica e Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: psicoterapia cognitivo-comportamental e terapia do esquema.

Decio Zanoni Junior

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2000), Especialização em Terapia Cognitiva e Comportamental pela USP (2001) e Mestrado em Psicologia com ênfase em Infância e Adolescência pela Universidade Federal do Paraná (2004). Atualmente é psicoterapeuta e professor da Faculdade Dom Bosco PR. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Estados Subjetivos e Emoção, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicoterapia Cognitivo-comportamental, Terapia do Esquema e Desenvolvimento Humano.

Eduardo Jose Legal

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor da Universidade do Vale do Itajaí e do Instituto de Educação Superior Avantis. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Experimental, atuando principalmente nos seguintes temas: burnout, estresse, resiliência e bem estar.

Eduardo Krauze Diehl

Psicólogo Clínico. Formado em Psicologia e Filosofia. Mestrado em Psicologia Social. Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental na Infância e Adolescência e formação em Terapia Cognitivo-Comportamental para Casais. Colaborador efetivo na triagem de casos infantis e pesquisador colaborador do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento da Terapia de Reciclagem Infantil (TRI) no Instituto de Terapias Cognitivo-Comportamental. Professor convidado para os cursos do Cognitivo.

Elaine Cristina Coelho

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí (1999), mestrado em Psicologia pela UFSC e Pós Graduação lato sensu: Especialização em Neuropsicologia Cínica pela Escola Superior de Criciúma ESUCRI (2013). Atualmente é professor do curso de Psicologia das Faculdades Anhanguera/Kroton em São José, SC, bem como professor em Programas de Pós Graduação e formação em psicologia. Atua também como psicóloga clínica na Clinica Neuroative. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em clinica, saúde publica e na área da educação.

Eliane Falcone

Professora Associada do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) desde 1990, onde ministra disciplinas e supervisiona estágio na graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da UERJ (PPGPS-UERJ), onde orienta pesquisas de mestrado e doutorado. Tem formação em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Midlesex (Universidade de Londres - 1989) e em Terapia Cognitiva pelo Beck Institute, em convênio com a FBTC (1999). Ministra aulas em cursos de especialização em várias cidades do Brasil sobre Terapia do Esquema e Relação Terapêutica. Atua em clínica privada e ministra cursos de formação em TCC no Rio de Janeiro, em parceria com Helene Shinohara, desde 1999. Foi presidente da FBTC no período de 2003 a 2005, quando fundou a Revista Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC), atuando como editora responsável até 2009.

Elisa Arrienti Ferreira

Psicóloga clínica (CRP 07/11590). Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002). É especialista em Psicoterapia cognitivo-comportamental pela WP (2007). Mestranda em Psicologia Clínica (PUCRS). Professora de Psicologia Clínica do Instituto Fernando Pessoa e do Instituto Cyro Martins. Supervisora e professora convidada dos cursos de Especialização, Formação e Aperfeiçoamento do Cognitivo.

Érica de Lana Meirelles

Psicóloga formada pela UERJ (CRP05/34.102); Abordagens: Treinamento em Habilidaes Sociais, Terapia do Esquema e Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC); Pós-graduada em Neuropsicologia pela Santa Casa de Misericórdia - RJ; Mestre em Psicologia Clínica e Neurociências pela PUC-Rio; Doutora em Ciências (Neurociências) pelo IBCCF - UFRJ; Pesquisa de Doutorado em parceria com o Brain Mind Institute, da EPFL, de Lausanne, Suíça; Professora de Psicologia e Neuropsicologia; Supervisora de Casos Clínicos em TCC.

Evelin Franco Kelbert

Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), atua como Psicóloga Clínica em consultório particular, especialista em Psicoterapia Cognitivo - Comportamental, mestre em Saúde e Comportamento pela UCPel, doutoranda em Saúde e Comportamento pela UCPel, atua como colaboradora nas pesquisas "Processos Terapêuticos, Fatores Psicossociais e Biológicos em dois modelos de psicoterapia para depressão" e " Perfil da saúde mental e funcionalidade cognitiva dos pacientes do Ambulatório de Pesquisa e Extensão em Saúde Mental", tendo como foco de investigação Trauma Infantil e Transtornos Mentais em adultos. Possui experiência na área de Psicologia com ênfase em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental nos seguintes temas: Transtornos de Humor, Transtornos de Ansiedade e Transtornos de Personalidade.

Fabiana Faria Rezende

Doutora e Mestre em Ciências (Psicologia) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto USP. Aprimoramento e Especialização em Psicologia da Saúde pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto/ Hospital de Base (2008). Graduada, Bacharel e Licenciada em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (2005). Principais campos de atuação: Terapia Cognitivo Comportamental? Psicologia da Saúde e Hospitalar? Comunicação e Educação em Saúde? Humanização? Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem. Atualmente é Coordenadora do Curso de Psicologia, Docente nos Cursos de Psicologia, Enfermagem, Nutrição, Administração, Ciências Contábeis e Direito da Faculdade Barretos, Docente no Curso de Medicina da Faculdade de Ciências de Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata.

Fabiana Silva Costa

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003). Mestrado em Ciências Médicas Endocrinologia pela Faculdade de Medicina da UFRGS e atualmente é doutoranda deste mesmo Programa de Pós Graduação em Endocrinologia da Faculdade de Medicina da UFRGS. Possui especialização em Psicoterapia Cognitivo Comportamental e Psicoterapia Infantil. Tem experiência na área de Psicologia, Psicoterapia Cognitivo Comportamental, Terapia do Esquema. Ênfase em Transtornos Alimentares, Obesidade e Cirurgia Bariátrica.

Fabiana Trotta

É psicoterapeuta cognitivo-comportamental certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas. Foi, durante 13 anos, diretora da Psicoclínica Cognitiva do Rio de Janeiro. Atualmente possui clínica particular em TCC no Centro do Rio de Janeiro. Tem mestrado e doutorado em Psicologia Social e estuda temas ligados à Psicologia Cognitivo-Comportamental e Psicologia Positiva. Também possui experiência na área de Psicologia do Esporte.

Fabiane Guedes Kemmerer

Possui mestrado em saúde coletiva pela Universidade Luterana do Brasil (2010) e especialização em Terapia CognitivoComportamental pela WP (2011), atuando principalmente no seguinte tema: saúde mental. Possui Formação em Terapia do Esquema (2015).

Fábio Ferraz de Almeida

Psicólogo. Graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) em São Leopoldo. Especialista em Terapias Cognitivo-comportamentais pelo Instituto da Família (INFAPA) em Porto Alegre. Supervisor de atendimentos clínicos dos alunos do curso de Especialização em Terapias Cognitivo-comportamentais no InTCC. Psicólogo clínico em consultório particular, na Clínica Espaço Vitale (ambos em Porto Alegre) e na Clínica Lepsi – Psicologia Integrada em Caxias do Sul / RS.

Fabio Perin

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), mestrado em Neurociências pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e especialista em Avaliação Neuropsicológica pelo Centro de Estudos em Psicologia da Saúde do Instituto central do hospital de clínicas da FMUSP. Atualmente é professor mestre da Faculdades Estácio de Sá, professor do Instituto Catarinense de PósGraduação ESUCRI, UnC Universidade do CONTESTADO, Coordenado do Curso de psicologia do Centro Univestitário Estácio de Sá de Santa Catarina. Tem experiência na área de Avaliação Neuropsicológica e Psicologia, com ênfase em Psicologia Cognitiva e Terapia Cognitivo Comportamental, atuando principalmente nos seguintes temas: Neuropsicologia e avaliação Neuropsicológica, distúrbios da aprendizagem, etologia, desenvolvimento de filhotes, brincadeira, primatologia e psicologia do esporte.

Felipe Alckmin Carvalho

Graduado em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, CRP 06/110792. Mestre e doutorando pelo Programa de Psicologia Clínica, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Foi professor do curso de Psicologia da Universidade Nove de Julho. Membro do Grupo de Pesquisa (CNPq) sobre o Desenvolvimento e seus Transtornos. Psicólogo no Programa de Atendimento, Ensino e Pesquisa em Transtornos Alimentares na Infância e Adolescência (PROTADIPqHCFMUSP). Tem experiência na área de Psicologia Clínica, na abordagem Analítico Comportamental, com ênfase em Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), e em Psicologia da Saúde, com ênfase em Transtornos Alimentares e Distúrbios do Desenvolvimento Humano.

Fernanda Cerutti

Graduada em Psicologia pela Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões/Campus Frederico Westphalen RS (URI/FW). Foi bolsista de iniciação científica (PIIC) durante dois anos, auxiliando na validação de uma escala de autoeficácia para o contexto organizacional. É psicoterapeuta formada pelo Instituto Fernando Pessoa Porto Alegre RS. Tem mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), sua dissertação teve como tema a parentalidade e o uso de drogas na adolescência. Atualmente, é doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da PUCRS. Em sua tese, tem a proposta de adaptar um programa de intervenção breve para adolescentes envolvidos com drogas e para seus pais, cujo manual foi desenvolvido na Universidade do Minnesota (EUA). Integrante do Grupo de Pesquisa: "Avaliação e Intervenção no Ciclo Vital" coordenado pela Professora Dr. Irani Iracema de Lima Argimon.

Fernanda Côrrea Coutinho de Souza

Doutora em Saúde Mental no Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB/UFRJ). Mestre em psicologia pela UFRJ e graduada em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Formação em terapia processual. Formação de terapia de família e casal . Especialização em terapia cognitivo-comportamental pela UFRJ e formação em terapia cognitivo-comportamental. Tem experiência na área de psicologia, com ênfase em psicologia clínica na abordagem cognitivo-comportamental.

Fernanda de Almeida Ribeiro

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Cognitivo e Mestrado em Psicologia Clínica pela PUCRS. Atua como psicóloga clínica com ênfase em terapia cognitivo-comportamental e é cofundadora da equipe Gentilmente.

Fernanda de Azevedo Lima

Doutoranda e Mestra em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco e psicóloga, com especialização em Terapia Cognitivo Comportamental, pela Faculdade Frassinetti do Recife FAFIRE. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em tratamento e prevenção psicológica e é membro do Grupo de Pesquisa: "Família, Gênero e Interação Social", registrado no CNPq. Realizou iniciação científica por um ano como bolsista CNPq. Coordenou o projeto de pesquisa intitulado: Estresse Ocupacional: um estudo com colaboradores de call center da cidade do Recife, do Núcleo de Pesquisas de Gestão em Recursos Humanos da Faculdade IBGM (NUPGRH).

Fernanda Landeiro

Doutora em Saúde pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia (ICS- UFBA). Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Psicopatologia e Psiquiatria Clínica pelo Instituto de Psiquiatria- USP e Especialista em Transtornos Alimentares e Obesidade pela Universidade de São Paulo (USP). Possui formação em Terapia Cognitiva pelo Beck Institute of Cognitive Therapy (Philadelphia-USA) e pela University of Oxford, no Oxford Cognitive Therapy Centre (Oxford-UK). Atualmente é professora da Faculdade Ruy Barbosa e atua como psicóloga clínica. Suas áreas de interesse são: Psicopatologia, Avaliação Psicológica, Psicometria e Terapia Cognitivo-Comportamental.

Fernanda Pasquoto de Souza

Possui graduação em PSICOLOGIA pela Universidade Luterana do Brasil. Mestrado em Ciências Médicas: Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental pela WP. Doutoranda em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atualmente é Professora da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Terapia Cognitivo Comportamental, Entrevista Motivacional, atuando principalmente nos seguintes temas: transtorno obsessivo-compulsivo, trabalho em equipe, terapia cognitivo comportamental em grupo e tradução e validação de escalas.

Francine Guimarães Gonçalves

Mestre pelo Programa de Pós Gradução em Psiquiatria na FAMED UFRGS. Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012). Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Instituto da Família de Porto Alegre (INFAPA). Pesquisadora do GECIA (Grupo de Estudo do Comportamento na infância e Adolescência) da UFRGS. Integrante do CEDHAS (Centro de Desenvolvimento de Habilidades Sociais). Atualmente é segunda-secretária da Associação de Terapias Cognitivas do Rio Grande do Sul (ATC-RS) . Tem experiência na área da psicologia em atendimentos individuais e em grupo, com ênfase em Psicologia Cognitivo-Comportamental e avaliações psicológicas.

Gerson Siegmund

É doutorando em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde desenvolve pesquisa sobre intervenções computadorizadas para Transtorno Obsessivo-Compulsivo. Atualmente, encontra-se em período de Doutorado Sanduíche no Centre for Anxiety Disorders and Trauma (CADAT/King`s College - London). Durante o Mestrado e Doutorado realizou estágio em docência nas disciplinas de Psicologia Aplicada a Saúde, História da Psicologia e Psicologia Cognitiva. É membro do BiosPheC (Laboratório de Biossinais em Fenomenologia e Cognição). Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Cognitivo - Centro de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (IWP-Porto Alegre). Atua como Psicólogo clínico em consultório particular, realizando atendimento psicoterapêutico em Terapia Cognitivo-Comportamental e supervisão de estágio. Acompanha grupos de Mindfulness desde 2014 e em 2016 iniciará formação como instrutor. Graduado em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS - São Leopoldo/RS.

Giovanni Pergher

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002) e Mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é professor titular da FACCAT (Faculdades Integradas de Taquara), Professor e Supervisor dos cursos de especialização em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental do Cognitivo, do Instituto Catarinense de Terapia Cognitiva (ICTC), do Instituto Paranaense de Terapia Cognitiva (IPTC) e do Núcleo de Terapia Cognitiva da Bahia (NTCBA). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicoterapia cognitivo-comportamental, psicologia do testemunho, distoções de memória, e perícia psicológica.

Gisele Bartz de Ávila

Possui graduação de Medicina pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel- 2009). Atualmente, é médica concursada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul- Rio-Grandense. Terminou Residência Médica em Psiquiatria em início de 2015 pela UFPel. Tem especialização em Atenção Psicosocial - Ênfase em SUS- pela UFPel (2012). No momento, encontra-se cursando Mestrado Profissional em Saúde da Mulher, Infância e Adolescência pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e concluindo o curso de Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental, do Instituto WP, de Porto Alegre.

Heitor Pontes Hirata

Psicólogo (CRP - 05/37196) com licenciatura plena em Psicologia pela UFRJ. Possui formação em terapia cognitivo-comportamental e título de especialista em Psicologia Clínica credenciado no Conselho Federal de Psicologia. Mestre e doutorando em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ. Atua como psicólogo clínico em prática privada e ministra aulas em cursos de formação e pós-graduação em terapia cognitivo-comportamental. Atualmente é professor substituto do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor do Centro de Psicologia Aplicada e Formação em TCC (CPAF-RJ). Membro integrante da diretoria da Associação de Terapias Cognitivas do Estado do Rio de Janeiro (ATC-Rio), gestão 2014-2016.

Helenize Vieira Rocha

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Alagoas. Docente na graduação do curso de Letras da Fundação Universidade Estadual de Alagoas. Pós-graduada em Letras Luso - Brasileiras pela Universidade Federal de Alagoas. Graduada em Pedagogia - Supervisão Escolar pela Universidade Federal de Alagoas. Pós-graduada em Metodologia Científica pela Universidade Federal de Alagoas. Coordenadora Técnico Pedagógica da Diretoria de Ensino Médio da Secretaria Estadual da Educação - Al. Graduada em Psicologia pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió. Presidente da Comissão de Ética do Conselho Regional de Psicologia - 15/AL. Titulada como Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia. Coordenadora Técnica do setor de Psicologia da Coordenação de Saúde Mental da Secretaria Estadual da Saúde - AL. Formação em Psicologia Hospitalar pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió. Formação em Dinâmica de Grupo pelo Instituto Design do Ser -RJ. Pós-graduada em Psicologia Clínica pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió. Docente na graduação do curso de Psicologia do Centro de Estudos Superiores de Maceió. Pós-graduada em Psicoterapia Breve pelo Centro de Psicologia Hospitalar e Domiciliar do Nordeste Ltda. Recife -PE. Formação em Terapia Sexual pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió.

Igor Carlos Cunha Mota

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Salvador - UNIFACS - (2009), Especialização em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental pelo Instituto WP (IWP) em parceria com as faculdades integradas de Taquara (FACCAT) - (2015), Especialização em Saúde da Família pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) em parceria com a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) e a Sociedade Hólon - 5.550h - (2012). Atualmente é mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania (MPSPJC). Atua como Psicólogo na Área Técnica da Saúde do Homem da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador e é Psicólogo da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (SEAP-Ba).

Igor Lins Lemos

Doutorando em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Mestre em Psicologia Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental Avançada Universidade de Pernambuco (UPE) Professor Faculdade de Ciências Humanas (ESUDA) Pós-graduação Psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental Pesquisador, clínico e palestrante na área de dependências tecnológicas www.igorlinslemos.com.br

Ilana Luiz Fermann

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011). Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, na área de concentração de Psicologia Clínica, no GPeVVIC Grupo de Pesquisa Violência, Vulnerabilidade e Intervenções Clínicas (2016). Especialista em Terapia CognitivoComportamental pelo Instituto WP (2016). Possui Formação em Mediação de Conflitos (CLIP Clínica de Psicoterapia e Instituto de Mediação) e atualmente está cursando Formação em Terapia dos Esquemas no Instituto WP. Atualmente atua como psicóloga clínica em consultório particular, como professora convidada dos cursos de especialização e formação do Instituto WP e como Supervisora pedagógica no Instituto WP. Tem experiência em Psicologia Clínica.

Isabel Weiss

Psicóloga Clínica, mestre em Saúde Coletiva pela UFJF, doutoranda do Depto de Psicobiologia da UNIFESP, especialista em Terapias Cognitivas pela USP/SP, especialista em Dependência Química pela UNESA/RJ. Trabalhou em CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas) entre 1992 e 2008, na Prefeitura de Juiz de Fora-MG, é professora do Centro Regional de Referência sobre Drogas (CRR) da UNIFESP e da UFMT. Certificada em Mindfulness-based Relapse Prevention (MBRP) pela University of California, San Diego School of Medicine (Estados Unidos) e em Advanced Teacher Training Retreat pelo Centre for Addiction Treatment Studies, na Inglaterra. Artigos e capítulos de livros publicados sobre os temas de sua especialidade, além de apresentações em congressos nacionais e internacionais.

Isabela Maria Magalhães Lima

Psicóloga pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Medicina Molecular (MMFMUFMG). Doutoranda do Programa de Pósgraduação Em Medicina Molecular (MMFM UFMG). Doutorado Sanduíche na Universidade da Califórnia Berkeley. Pesquisa na área de aspectos automatizados da cognição e neurociência clínica aplicada aos Transtornos de Humor. Atua em terapia cognitivocomportamental e neuropsicologia aplicada à Saúde Mental.

Isadora Klamt da Conceição

Psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Possui mestrado em Cognição Humana (Capes) pela PUCRS e especialização em Terapias Cognitivo-Comportamentais (WP/FACCAT). Trabalha como psicóloga clínica em consultório particular. Tem experiência em psicoterapias cognitivo-comportamentais (primeira, segunda e terceira onda), trauma e intervenção em crise. Também possui experiência docente, na área de psicologia clínica e cognição humana. Atua principalmente nos temas: psicologia, psicopatologia, psicoterapias cognitivo-comportamentais, trauma, intervenção em crise, transmissão intergeracional e estilos parentais.

Janaína Thaís Barbosa Pacheco

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), Mestrado e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou Estágio de Pós Doutorado (Bolsista PNPD/Capes) na Pontificia Universidade Católica/RS. Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Possui interesse na área de Psicologia do Desenvolvimento, em Avaliação de Crianças e de Adolescentes em Situação de Risco, em Psicologia Clínica com ênfase na Terapias Cognitivo-Comportamental. Foi professora e assessora pedagógica do Curso de Especialização em Terapia Cognitiva e Comportamental do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro do Grupo de Trabalho Avaliação Psicológica e Neuropsicológica de crianças e adolescentes da ANPEPP.

Jaqueline Andréa Malheiros da Silveira

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).Especialização em Terapia Cognitivo--Comportamental. Membro da Sociedade de Terapias Cognitivas – SBTC. Colaboradora do grupo de Pesquisa do Prodah (Hospital de Clínicas de Porto Alegre). Professora convidada no Instituto de Terapia Cognitivo-Comportamental (InTCC).

Javier Mandil

Psicólogo clínico egresado de la Universidad de Buenos Aires. DIRECTOR del Equipo de Terapia Cognitiva Infanto-Juvenil. Profesor Adjunto de la materia “Psicología Clínica” en la Universidad Favaloro. Miembro de la Asociación Argentina de Terapia Cognitiva. Coautor del libro: "Terapia cognitiva con niños y adolescentes. Aportes técnicos" Ed Akadia. 2007. Coautor del libro: "Manual de Terapia Cognitiva Comportamental con Niños y Adolescentes" Editora Polemos (2010).

Joana Bucker

Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) – (2008), Mestrado em Ciências Médicas: Psiquiatria (Conceito CAPES 7) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil. Título da dissertação: Trauma na infância e desempenho cognitivo: prejuízo da atenção em crianças em idade escolar. Ano de Obtenção: 2010. Orientadora: Profa. Dra. Márcia Kauer-Sant’Anna. Doutorado em Ciências Médicas: Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil, com período sanduíche na University of British Columbia (Orientador: Prof. Dr. Lakshmi Yatham), Vancouver, Canadá. Título: O impacto do trauma na infância na neurobiologia, cognição e morfologia cerebral em crianças em idade escolar e em pacientes após o primeiro episódio de mania, Ano de obtenção: 2014. Orientadora: Prof. Dr. Marcia Kauer-Sant'Anna. Atualmente é aluna de pós-doutorado do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (início em 05/2014).

Júlia Gonçalves

Doutoranda em Psicologia (UFSC) - Área de Psicologia das Organizações e do Trabalho (Linha 1 - Processos Psicossociais e de saúde no trabalho e nas organizações). Mestre em Psicologia - Ênfase em Psicologia da Saúde (UFSM). Especialista em Gestão de Pessoas em Marketing pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Especialista em Psicoterapia Cognitivo Comportamental. Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica e Organizacional/ do Trabalho. Sócia na Consultare Psicologia Clínica e Organizacional Ltda, que presta assessoria em Gestão de pessoas a empresas de Santa Maria e região. Docente, supervisora de estágio e orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso na área de Psicologia Cognitivo Comportamental e Processos de Gestão na Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA). Interesse nas áreas de Gestão de Pessoas, Avaliação Psicológica, Saúde do Trabalhador e Terapia Cognitivo-Comportamental.

Juliano Piccoloto

Pós-Graduando em Gestão Pública; Pós-Graduando em Processo Civil; Habilitado em Publicidade e Propaganda; Curso fortalecendo instituições para tratar da mudança climática e do avanço a uma economia verde (ONU/Yale University – EUA); Membro da World Association for Medical Law; Diretor do Escritório Piccoloto & Gindri Advocacia.

Karina Carlesso Pagliarin

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2005). Possui especialização em Fonoaudiologia (2007) pela UFSM. É Mestre (2009) em Distúrbios da Comunicação Humana (UFSM, 2009) e Doutora em Psicologia (área de concentração: Cognição Humana) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com Doutorado sanduíche no Centre de Recherche do Institut Universitaire de Gériatrie de Montréal, Faculdade de Medicina, Universidade de Montreal (20122013). Possui Pós doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana (DOCFIX 2015) pela UFSM. É professora adjunta do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Maria e Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana. Atua nas seguintes áreas: fonoaudiologia? Neuropsicologia da linguagem? Distúrbios adquiridos e desenvolvimentais da fala, da linguagem e da comunicação? Avaliação e reabilitação da linguagem e de funções cognitivas verbais alteradas.

Katia Gomes Niederauer

Possui Graduação em Psicologia pela PUCRS, Especialização em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais pela UNISINOS e Mestrado em Ciências Médicas - Psiquiatria pela UFRGS. Tem experiência em psicologia, com ênfase em clínica cognitivo-comportamental. Também atua nas áreas de pesquisa e ensino sobre transtornos de ansiedade, terapia cognitivo-comportamental e terapia focada em esquemas.

Laila da Camara Lima Kurtinaitis

Estudou Psicologia na Universidade Federal de Pernambuco (2008), onde foi bolsista de iniciação científica do CNPq. É especialista em Terapia CognitivoComportamental, pela Faculdade Frassinete do RecifeFafire (2009). Está concluindo a especialização em Neuropsicologia pela Faculdade Pernambuca de Saúde. É mestranda do programa de Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento da Universidade Federal de Pernambuco. Atua clinicamente com base na psicoterapia CognitivoComportamental e é psicóloga do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco. É membro da diretoria da Associação Pernambucana de Psicoterapia CognitivoComportamental. Estuda principalmente nos seguintes temas: transtornos de humor, neuropsicologia, pósparto, psicologia jurídica e psicoterapia cognitivocomportamental.

Larissa Gress de Lima

Psicóloga graduada pelo Centro Universitário Franciscano (2011). Possui Residência Multiprofissional Integrada em Saúde, Ênfase em Intensivismo pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA/ Hospital Irmandade da Santa Casa de Misericórdia/ ISCMPA (2015). É especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (2012). Possui formação em Analista de Recursos Humanos pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (2012). É Mestranda em Saúde Materno Infantil pela UNIFRA. Atua na área da Psicologia Hospitalar e é Terapeuta Clínica da IWP Clínica – Santa Maria/RS.

Layse Policarpo Silva Correia

Psicóloga clínica e escolar, graduada na Faculdade Santo Agostinho (2008), especialista em Neuropsicologia IBPEX(2009) e em Terapia Cognitivo Comportamental na Faculdade Christus (2011).

Leandro Feix

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e especialização em Psicologia Clínica com ênfase em Psicoterapia Cognitivo-comportamental. É mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008). Atua como psicólogo clínico em Consultório Particular e docente do curso de Psicologia do Centro Universitário Metodista do Sul. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: falsas memórias, memória, psicologia forense, entrevista cognitiva e psicoterapia cognitivo-comportamental.

Leonara Maria Souza da Silva

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Mestranda no Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência em Psicoterapia infantil e com adultos e em acompanhamento terapêutico com crianças e adolescentes.

Lidiane Rodrigues

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010). Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem formação em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental pelo Centro de Estudos Luís Guedes (CELG) da Faculdade de Medicina (UFRGS), Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Atua como psicóloga clínica no consultório particular e faz parte do corpo decente do Instituto Cyro Martins, ministrando disciplina com ênfase na Terapia Cognitivo-Comportamental. É membro do Grupo de pesquisa Avaliação, Reabilitação e Interação Humano-Animal (ARIHA), da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Lilian Erichsen Nassif

Pós-Doutora pela FAE / UFMG, Doutora em Educação pela FAE / UFMG, Mestre em Psicologia Social pela FAFICH / UFMG, Especialista em Neuropsicologia Clínica pelo IBNEURO, Especialista em Gestão Estratégica de RH pela FACE / UFMG, Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho pelo CRP/MG, graduada em Psicologia pela UFMG. Psicóloga clínica com formação em Psicoterapia Cognitiva pelo Núcleo de Psicoterapia Cognitiva de São Paulo. Membro das gestões 2007-2009; 2009-2011 e 2011-2013 da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Atua em consultório particular e como docente em cursos de pós-gradução na área de Terapia Cognitiva. Lecionou também na Faculdade Pitágoras e na PUC-MG (IEC-PREPES). Psicóloga concursada da UFMG, atualmente lotada no Departamento de Assistência à Saúde do Servidor (DAST-UFMG).

Lilian Lopes Pereira

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Franciscano (2004) e Mestrado em Psicologia com concentração na área da Saúde, pela Universidade Federal de Santa Maria (2010). Atualmente é membro de grupo de pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria. É docente da Faculdade Integrada de Santa Maria. Possui experiência em Psicologia da saúde e hospitalar e em Neuropsicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia clínica, avaliação neuropsicológica, transtorno bipolar, psicologia hospitalar, familiar cuidador e bioética.

Lino Marcos Zanatta

Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria. Especialista em Psiquiatria pela Fundação Universitária Mário Martins. Mestre em Clínica Médica pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Professor de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Fundação Faculdade Federal do Rio Grande. Professor de Psicofarmacologia e Entrevista Psiquiátrica da Residência de Psiquiatria da Santa Casa do Rio Grande. Supervisor da Residência de Psiquiatria da Santa Casa do Rio Grande. Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Cognitivo.

Luana dos Santos

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), especialização em Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) pela WP (2012), especialização em Saúde Mental e Dependência Química pela Faculdade Cenecista de Osório (FACOS). Formação em Terapia do Esquema pela WP. Atuou como psicóloga em Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), sendo coordenadora do núcleo de transtornos mentais. Coordenou programa voltado a primeira infância no município de Torres. Atua como perita na vara da Infância e Juventude na comarca de Torres. Tem experiência como psicóloga clínica, com ênfase em psicoterapia com crianças, adolescentes e adultos.

Luara Calvette

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2007) e Mestrado em Psicologia com ênfase em Cognição Humana pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012). Especialista em Neuropsicologia e em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental pelo Instituto Catarinense de Terapia Cognitiva (ICTC). Atualmente é psicóloga da Clínica Neurológica Tubarão, atuando principalmente com enfoque em Terapia Cognitivo-comportamental , avaliação e reabilitação neuropsicológica.

Lucas Lüdtke

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA - (2004-2009). Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - (2010 - 2011) ênfase em psicologia clínica. Mestre em Promoção da Saúde - PPGPS - (2014-2015) pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Professor Convidado pelo Instituto WP (2016 - atualmente). Atuou como pesquisador no estudo "Obesidade em escolares da educação básica: um estudo de intervenção interdisciplinar - Fase II 2014 - 2015" no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Promoção de Saúde da UNISC na linha de pesquisa Estilo de vida e saúde da família, do escolar e do trabalhador.

Luciane Benvegnú Piccoloto

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil (2001), é Especialista em Psicologia Hospitalar pela ULBRA e Especialista em Psicoterapia Cognitivo-comportamental pela UNISINOS. Possui Mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003). É professora da graduação em Psicologia na FISMA e professora e supervisora do curso de especialização em psicoterapia cognitivo-comportamental do Cognitivo. Coordenadora Técnica da clínica WP Centro de Psioterapia Cognitivo-Comportamental Santa Maria/RS. Atua na área de Psicologia Clínica, com ênfase em tratamento e prevenção psicológica, principalmente na área da psicoterapia cognitivo-comportamental. Doutoranda em Educação (UFSM).

Luiz Ricardo Vieira Gonzaga

Mestre (PUC-Campinas, 2011) e Doutor em Psicologia (PUC-Campinas, 2012-2016). Licencidado e Graduado em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 2003, 2004). Especialista em Psicologia Clínica (USP, 2006). MBA em Administração de Empresas pela FGV/SP (2009).Participante do grupo de pesquisa: "Avaliação Psicológica de Potencial Humano" na linha de pesquisa instrumentos e processos em avaliação psicológica no doutorado de Psicologia como Profissão e Ciência, da PUC-Campinas. Membro associado e certificado pela Federação Brasileira de Terapeutas Cognitivos no Brasil (FBTC, 2015). Terceiro secretário do V Congresso Internacional de Stress ( VCIS, 2015). Autor do livro: " O Estresse da Escolha Profissional em Estudantes editado pela Paco Editorial (Gonzaga & Lipp, 2015).Tem experiência profissional nas áreas de Saúde Mental, Orientação Profissional (OP), Terapia Cognitivo-Comportamental, Coping, Ansiedade, Ansiedade de Provas e Estresse.

Luiza de Lima Braga

Psicóloga graduada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2009). Possui Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012), Formação em Terapia do Esquema pela Wainer Psicologia Cognitiva (2013) e Especialização em Terapia CognitivoComportamental pelo Instituto Catarinense de Terapia Cognitiva (2015).

Maila Rossato Holz

Psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atualmente é mestranda em psicologia (Cognição Humana) no Grupo de Pesquisa em Neuropsicologia Clínica e Experimental (GNCE) do Programa de Pósgraduação da PUCRS. Realizou intercâmbio em 2012 através do Programa de Mobilidade Adêmica da PUCRS para Universidad de León Espanha. É membro do corpo editorial da Revista Neuropsicologia Latinoamericana (RNL). Tem interesse em avaliação e reabilitação em neuropsicologia, neurociências, psicologia cognitiva, transtorno de aprendizagem, lesões cerebrais, neurogeriatria, demências, Doença de Alzheimer.

Manoel Ernani Garcia Junior

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas (1988). Especialização em Psiquiatria pela Pontifícia Universidade Católica do RGS (1990). Presidente da Cruz Vermelha Brasileira filial no Rio Grande do Sul; membro do Conselho Diretor desde 1993. É professor das Faculdades de Medicina e de Psicologia da ULBRA e da Pós-Graduação em Psiquiatria do Instituto Abuchaim. Tem experiência na área de Psiquiatria, atuando principalmente nos seguintes temas: dependência química, psicoterapia e psicofarmacologia.

Marcela Bianca de Andrade Madalena

Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos com bolsa Fapergs (2015) e Graduada em Psicologia pela mesma Universidade (2012). Especialista em Psicoterapia Cognitiva no Instituto WP. Sócia na empresa Instituto do Comportamento e coordenadora do Programa Educação Positiva na Infância. Na clínica atua especialmente com transtornos de ansiedade, sexualidade, treinamento em habilidades sociais e treino de pais. Atende crianças, adolescentes e adultos.

Marcella Cassiano Russo

Graduada em Psicologia e Bacharelado Especial em Pesquisa pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. É Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade de São Paulo. É terapeuta Cognitivo-Comportamental certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC) atuando em clínica e supervisão de caso de adultos, crianças e orientação de pais e famílias. Atualmente atua também no atendimento psicológico da equipe de médicos residentes do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HC-FMRP) e é pesquisadora no ambulatório de Transtornos Psicóticos da mesma instituição.

Marcelo Montagner Rigoli

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012) e mestrado em Cognição Humana no PPG - Psicologia (PUCRS) onde atualmente desenvolve Doutrado na mesma linha de pesquisa. Atualmente é supervisor e professor do Instituto de Terapias Cognitivo-Comportamentais (InTCC); Supervisor e colaborador no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trauma e Estresse (NEPTE); atua também como psicólogo clínico. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Cognitiva, Psicofisiologia e Intervenções Cognitivo-Comportamentais, atuando principalmente nos seguintes temas: transtorno de estresse pós-traumático, transtorno de personalidade borderline, realidade virtual, terapia cognitivo-comportamental, processos cognitivos, psicopatologia cognitiva experimental.

Márcia Maria Bignotto

Márcia Bignotto possui graduação em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1993), Mestrado em Psicologia Clínica pela PUC de Campinas (1997), e Doutorado em Psicologia como Ciência e Profissão pela mesma instituição em que se tornou Mestre, tendo como título a sua tese de doutorado A eficácia do treino de controle do stress infantil. Certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas. Atualmente atua como Psicóloga Clínica Infantil, além de ser Docente, Supervisora de Estágio Clínico e Orientadora de Monografia em Terapia Comportamental-Cognitiva Infantil do Instituto de Psicologia e Controle do Stress Marilda E. Novaes Lipp na cidade de Campinas. É proprietária e diretora da Clínica Psicológica Bignotto em Sta Bárbara d Oeste (S.P.). Integra a Comissão Científica da Associação Brasileira de Stress, pertenceu a equipe do Laboratório de Pesquisas Psicofisiológicas do Stress na PUC em Campinas, além de compor o Corpo de Revisores da Revista Estudos de Psicologia, classificada na Lista Qualis na categoria A-2.

Marcília da Anunciação Rodrigues

Formada em Psicologia pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, especialista em TerapiaCognitivoComportamental pelo Instituto WP Centro de PsicoterapiaCognitivoComportamental (RioGrande do Sul). Terapeuta do Esquema, formada na mesma instituição). Psicóloga Clínica e SóciaProprietáriana ESPAÇO EQUILIBRIUM SERVIÇOS EM PSICOLOGIA.

Marco Antônio Silva Alvarenga

Doutor em Psicologia do Desenvolvimento Humano pelo Programa de Pós-Graduação de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG-2012). Bacharel (2001), Psicólogo (2003) e Mestre (2006) em Psicologia pela UFMG. Professor na Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC) e no Centro Universitário UNA, ministrando os conteúdos relacionados à Psicologia Cognitiva, Neurociências, Metodologia de Pesquisa, Processos Psicológicos Básicos, Avaliação Psicológica, Intervenções Psicológicas e Psicofarmacologia. Participante associado do Laboratório de Avaliação das Diferenças Individuais (LADI-UFMG), pesquisando principalmente os seguintes temas: processos psicológicos básicos - memória, memória de reconhecimento e memória de trabalho, diferenças individuais da personalidade e inteligência, desenvolvimento sócioafetivo e do comportamento social - bullying, transtornos do desenvolvimento e do comportamento social - psicopatia, desordens neurocognitivas, desenvolvimento de instrumentos psicológicos e metodologias de investigação. Membro da Federação Brasileira de Terapia Cognitiva (FBTC).

Marco Aurelio Mendes

Psicólogo. Mestre pelo programa de pós-graduação em Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental, Análise Transacional, Neuropsicologia e em Terapia Focada na Emoção (níveis 1 e 2). Professor do Centro Universitário Celso Lisboa (RJ), sendo responsável pela cadeira de TCC e Supervisão do estágio clínico no Serviço de Psicologia Aplicada. Membro da Diretoria da Associação de Terapias Cognitivas do Rio de Janeiro (ATC-Rio). Terapeuta Certificado pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC).

Maria Augusta Mansur

Psicóloga. Especialista em Psicologia Clínica na abordagem Cognitivo-Comportamental pela WP - Centro de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (2006-2008).Mestre em Psiquiatria pela UFRGS (2009-2011).Professora, Supervisora e Orientadora em diversos cursos de Pós-graduação e Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental. Pesquisadora nas áreas de Terapia Cognitivo-Comportamental, Transtornos de Ansiedade, Infância e Adolescência, Obesidade, Transtornos Alimentares e Mudança de Comportamento Alimentar.Terapeuta de crianças, adolescentes e adultos na abordagem Cognitivo-Comportamental. Membro da FBTC. Membro do comitê de TCC da Sociedade de Psicologia do RS.

Maria da Graça Castro

Possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1988), Residência em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas; Residência em Psiquiatria no Hospital Psiquiátrico São Pedro, Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria e Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). Professora de Terapia Cognitivo-Comportamental do Centro de Estudos da Família e Indivíduo - CEFI.

Maria Emília Rodrigues de Oliveira Thais

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990), mestrado em Neurociências pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Atualmente é neuropsicóloga - NeuroAtive Clínica de NeuroPsicologia. , atuando principalmente nos seguintes temas: neuropsicologia, inteligência, prognosis, mesial temporal lobe epilepsy e epilepsy surgery.

Maria Eugênia Korndörfer Copetti

Psicóloga clínica, formada pela Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre. Pós graduada em Psicoterapia Cognitivo Comportamental pelo IWP e com formação em Terapia do Esquemas pela Wainer Psicologia Cognitiva e pelo NYC Institute for Schema Therapy. Terapeuta de Brainspotting pela Brainspotting International. Interesse pela área da psicologia clínica, linha teórica cognitivo comportamental e por pesquisa científica, nas áreas de psicologia, psiquiatria e neurociências.

Marina Pante

Psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), especialista em Terapia CognitivoComportamental (Centro de Psicoterapia CognitivoComportamental Wainer e Piccoloto), mestre em Cognição Humana (PPGPUCRS). Doutoranda em Psicologia no Programa de PósGraduação Em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGUFRGS). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: memória, falsas memórias, Psicologia do Testemunho, Terapia CognitivoComportamental.

Martha Wallig Brusius Ludwig

Graduação em Psicologia pela PUCRS (2005), mestrado e doutorado em Psicologia Clínica (PUCRS). Estágio de doutorado no exterior (PDSE/CAPES) na Universidade de Maryland Baltimore County junto ao Professor Phd Carlo DiClemente. Psicóloga clínica e Professora na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Ênfase em pesquisa, ensino e intervenção nas áreas de Psicologia Clínica e da Saúde.

Martim Gomar

Graduado con diploma de honor en la Universidad de Buenos Aires. Director de la Fundación Equipo de Terapia Cognitiva Infanto-Juvenil (ETCI). Socio de la Asociación Argentina de Terapias Cognitivas (AATC). Socio de la Asociación Latinoamericana de Psicoterapias Cognitivas (ALAPCO). Coautor del libro: "Terapia cognitiva con niños y adolescentes. Aportes técnicos" Ed Akadia. 2007. Coautor del libro: "Manual de Terapia Cognitiva Comportamental con Niños y Adolescentes" Ed Polemos. 2010. Profesor adjunto a cargo de la materia psicología Clínica - Facultad de Psicología. Universidad Argentina de la Empresa (UADE). Docente invitado del Curso de Formación en Terapia Cognitiva, Fundación Foro y del Curso de Formación en Psicoterapias Cognitivas del Colegio de Psicólogos de la Provincia de Buenos Aires, Distrito XV. Ex Residente del Hospital Infanto Juvenil Dra. Carolina Tobar García.

Melanie Ogliari Pereira

Terapeuta cognitiva pelo Beck Institute. Membro fundadora da Academy of Cognitive Therapy. Membro do Comitê de Credenciamento e Supervisora Credenciada da Academy of Cognitive Therapy. Membro fundadora da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas.

Melyssa Kellyane Cavalcanti Galdino

Professora Adjunta do departamento de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba ( UFPB), e professora/ orientadora do programa de Pos graduação em Neurociências Cognitiva e Comportamento da UFPB. Têm experiência na área de psicologia clínica com ênfase na intervenção terapêutica nos transtornos ansiosos, depressivos e de personalidade pela Terapia Cognitivo - Comportamental.Seus principais temas de atuação são psicologia cognitivo - comportamental, neurociências clínica e comportamento, processos básicos, percepção visual, ingestão de álcool e psicologia da saúde.

Michele da Silva Ramos

Psicóloga Clínica graduada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Especialista em Psicologia Clínica pelo Centro de Psicoterapia Cognitivo Comportamental WP. Facilitadora Habilitada do Programa Friends For Life pela Projecto com certificação pela Pathways Health Centre, Austrália. Experiência em atuação psicossocial, pesquisa e em clínica com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Interesses em Psicologia Clínica, Terapia CognitivoComportamental, Neurociência, Mindfulness, Terapia de Aceitação e Compromisso, Terapia Comportamental Dialética, Terapia do Esquema, Violência Doméstica, Saúde Pública, Assistência Social e Políticas Públicas.

Michelle Deluchi

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009), Especialização em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (2011) e Mestrado em Psicologia pelo Laboratório de Psicologia, Neurociência e Comportamento da UFRGS (2014). Atua como psicóloga clínica, com ênfase em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental.

Nathalia Piacentini

Mestre de Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na área de concentração: processos psicossociais, saúde e desenvolvimento psicológico. Fez parte da equipe do Laboratório de Pesquisa em Avaliação Psicológica (LPAP). Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Fez parte do grupo de estudos em Psicometria (2012), e participou de grupo de estudos em Psicologia Evolucionista (20102011) e Filosofia da Mente (20102011). Foi monitora do Laboratório de Psicologia Experimental na Univali. Tem estudos voltados principalmente nas áreas de avaliação psicológica, construção de instrumentos, psicologia positiva e resiliência.

Neri Mauricio Piccoloto

Possui graduação em Medicina pela UFRGS (1996), tendo concluído Residência Médica em Psiquiatria (HPSP) e Mestrado em Psicologia Clínica (PUCRS). É Diretor Executivo do Cognitivo de Pós-Graduação em Terapia Cognitiva e da WP Piccoloto - Centro de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental. Vice-presidente da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC - gestão 2009/2011). Sócio-fundador e membro do Conselho Consultivo da Associação de Terapias Cognitivas do Rio Grande do Sul (ATC-RS). Professor de Pós-graduação, atua nas áreas de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental de adultos, Terapia do Esquema, Psicofarmacologia e Neurociências. Terapeuta Cognitivo certificado pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC).

Neuza Cristina dos Santos Perez

Graduada em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Especialização, Mestrado e Doutorado em Psicopatologia InfantoJuvenil pela Universidad Autónoma de Barcelona (UAB). Pós Doutorado pelo 1º Programa Nacional de PósDoutorado da CAPES (PNPD) junto à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Adjunta do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) Campus Ministro Reis Velloso (CMRV). Coordenadora do ?Grupo de Estudos e de Pesquisa em Intervenção CognitivoComportamental e Saúde Mental? da UFPI. Vice coordenadora e membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UFPICMRV. Membro do GT Pesquisa Básica e Aplicada em uma abordagem cognitivocomportamental da ANPEPP. Delegada Estadual do Piauí da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (20132015). Terapeuta certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC).

Nicolle Zimmermann

Atualmente sou supervisora da equipe do Serviço de Neuropsicologia do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer no Rio de Janeiro (RJ). Meus interesses de pesquisa e atuação encontram-se na área de neuropsicologia hospitalar de pacientes com doenças neurológicas candidatos à neurocirurgias (tumores, epilepsias e doença de Parkinson), especificamente avaliação neuropsicológica e psicológica, reabilitação neuropsicológica, qualidade de vida, psicoeducação sobre doenças neurológicas e saúde mental para pacientes, profissionais da saúde e comunidade. Sou psicóloga, mestre em Psicologia (Cognição Humana) pela PUCRS (20112012) e doutora em Medicina (Radiologia) pela UFRJ (20142016). Completei o curso de Especialização em Princípios e Práticas em Pesquisas Clínicas pela Universidade de Harvard (2016). Fui subcoordenadora do Grupo de Trabalho em Traumatismo Cranioencefálico no Grupo de Pesquisa Neuropsicologia Clínica e Experimental da PUCRS (20112012) e membro da Diretoria da Sociedade Latinoamericana de Neuropsicologia (20122015). Ainda, atuo como coordenadora científica da especialização em Neuropsicologia da SAPIENS (PR) (2014atual) e sou professora de cursos de especialização em Neuropsicologia.

Pânila Longhi Lorenzzoni

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). Especialização em Terapia de Casal e Família pelo Instituto da Família de Porto Alegre (2008). Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental pela WP Terapias Cognitivas (2009). Mestre em Cognição Humana pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Psicologia da PUC-RS, grupo de pesquisa Cognição, Emoção e Comportamento (CEC) (2013). Psicóloga da Clínica Pronatus (2014).

Patrícia Cavalari Nardi

Psicóloga formada pela Faculdade Assis Gurgacz, Especialista em Terapia Cognitiva pelo Instituto Paranaense de Terapias Cognitivas e Mestre em Ciências pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. É colaboradora do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental (LaPICC-USP). Atua como psicoterapeuta cognitivo-comportamental em consultório particular atendendo crianças, adolescentes e adultos; orientação de pais e escolas; e supervisão clínica.

Patrícia Gaspar Mello

Psicóloga (PUCRS), Doutora em Psicologia (Probolsas/PUCRS) com período sanduíche na University of Washington - EUA (CAPES) onde atuou como Visiting Scholar no University of Washington Center of Anxiety and Traumatic Stress (UWCATS). É Mestre em Psicologia com ênfase em Cognição Humana (CNPq/PUCRS), Especialista em Psicologia Clínica - Cognitivo-Comportamental (MEC/WP/FACCAT). Atua como professora universitária em disciplinas de Psicopatologia, Terapia Cognitivo-Comportamental, História da Psicologia, Teoria da personalidade, além de experiência em supervisão de estágio em clínica-escola de psicologia. Atua em consultório particular. É membro dos Times Nacional e Internacional de Treinadores do AFS Intercultural Programs e é co-fundadora de uma ONG dedicada à crianças. Tem experiência em gestão de organizações e atividades científicas.

Patricia Mazzucatto

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil - Campus Santa Maria-RS. É Especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental pela WP - Centro de Psicoterapia Cognitivo Comportamental. Facilitadora do Programa Friends for Life pelo Instituto Pathways Health & Research Centre, Universidade de Queensland - Austrália. Atua na área de Psicologia clínica, com ênfase em tratamento e Prevenção Psicológica, principalmente na área da Psicoterapia Cognitivo-Comportamental. Atualmente trabalha como psicóloga na clínica WP Centro de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental - Unidade Santa Maria/RS.

Patrick Ramos Camargo

Graduado em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil (2013). Tem experiência na área de Psicologia Clinica, com ênfase em Psicologia Cognitiva comportamental. Membro da FBTC (Federação Brasileira de Terapias Cognitivas). Membro da ATC/RS(Associação de Terapias Cognitivas do Rio Grande do Sul) Facilitador Brasileiro Licenciado pela Pathways Health and Research Centre Australia AU, do programa de combate a Ansiedade e Depressão Friends For Life (AMIGOS PARA VIDA) único programa mundial recomendado pela OMS (organização Mundial de Saúde). Possui aperfeiçoamento em Terapias cognitivo comportamental pelo Centro de Psicoterapias Cognitivo Comportamental WP (Wainer e Piccoloto)-Santa Maria. Especialista em Terapia cognitivo comportamental WP (Wainer e Piccoloto)-Santa Maria. Facilitador licenciado do programa Adulto de Resiliência para a vida pela Pathways Health and Research Centre- Austrália Professor convidado do curso de Especialização em Terapia Cognitiva Comportamental do Centro de Terapia Cognitiva VEDA-Unidade Brasilia.

Priscila de Camargo Palma

Priscila de Camargo Palma concluiu o curso de graduação em psicologia pela Faculdade Assis Gurgacz, possui especialização em Terapia Cognitiva pelo Instituto Paranaense de Terapia Cognitiva, atua como supervisora de atendimentos clínicos em TCC. Mestre em Ciências, área de concentração Psicologia, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), participa como colaboradora do Laboratório de Pesquisa e Intervenção CognitivoComportamental (LaPICC) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Faculdade de São Paulo.

Prisla Ücker Calvetti

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) (2001), Residência Integrada em Saúde Coletiva com ênfase em Projetos Assistenciais em Dermatologia Sanitária (2003); Especialização em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Publica - ENSP (2005) ; Mestrado em Psicologia Clínica pela PPGP-PUCRS (2006); Especialização em Psicoterapia Cognitivo-comportamental pela WP (2009) e Doutorado em Psicologia pelo PPGP-PUCRS (2010). Atualmente, é corpo docente permanente do Centro Universitário UNILASALLE, professora do Curso de Graduação em Psicologia, pesquisadora do Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Saúde e Desenvolvimento Humano da instituição. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq; Avaliações e intervenções interdisciplinares em contextos da saúde e doença.

Rafaela Petroli Frizzo

Psicóloga formada pela PUCRS (2013/1), Mestranda em Psicologia Clínica na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Especialista em Terapia Cognitivo Comporamental, Formação em Terapia dos Esquemas. Possui experiência na área hospitalar psiquiátrica, atendimento ambulatorial individual e em grupo e como supervisora de estágio. É diretora da Clínica de Psicologia Ethos, onde atua como psicóloga clínica, coordenadora de grupos de estudos e supervisora de estágio.

Raquel de Melo Boff

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Caxias do Sul . Epecialização em Psicoterapia CognitivoComportamental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul . Tem experiência em psicologia clínica com ênfase em Psicoterapia CognitivoComportamental. Interessase por pesquisa ligada à Mudança de Comportamento relacionados à saúde e construção de instrumentos psicológicos. Mestre em Psicologia Clínica e Doutoranda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), membro do Grupo de Pesquisa Avaliação e Atendimento em Psicoterapia Cognitiva e do Grupo de Intervenção em Mudança do Estilo de Vida e Risco Cardiovascular (MERC) da PUCRS. Docente do Centro Universitário UNIVATES.

Rejane Rosaria Grecco dos Santos

Psicóloga pela Universidade Católica de Pelotas (2007), Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Pelotas (2009), Especialista em Psiquiatria Forense e Saúde Mental e Lei pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (2009), Especialista em Dependência Química pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (2011) e Especialista em Saúde da Criança pela Universidade Federal de Pelotas (2014), Mestra em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2016). Atualmente, Doutoranda em Pediatria e Saúde da Criança pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tendo experiência na área de Psicologia Social, Psicologia Clínica, abordagem cognitivocomportamental, Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia Escolar e Educacional e Psicologia da Saúde.

Renata Brasil Araujo

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é psicóloga do Hospital Psiquiátrico São Pedro, coordenadora e supervisora dos Programas de Dependência Química e de Terapia Cognitivo-Comportamental do Hospital Psiquiátrico São Pedro, Presidente da Associação de Terapias Cognitivas do Rio Grande do Sul (ATC-RS) - gestão 2013-2016, Vice-Presidente do Comitê de Ética em pesquisa do Hospital Psiquiátrico São Pedro, Supervisora do Estágio em Dependência Química da Especilaização em Psiquiatria do Hospital Psiquiátrico São Pedro e da Fundação Mário Martins, Professora de Terapia Cognitivo-Comportamental da Formação em Dependência Química do NEAPC e das Especilaizações em Terapia Cognitivo-Comportamental da WP- Centro de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, NEAPC, do Instituto Catarinense de Terapias Cognitivas, do Instituto Paranaense de Terapia Cognitiva, do Instituto Brasileiro de Terapias Cognitivas, do IBNeuro (Brasília) e do CEFI em Cuiabá (MT); sócia, diretora e psicóloga da Cognitá-Clínica de Terapia Cognitivo-Comportamental, professora da Projecto. Membro do Conselho fiscal da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas (ABEAD), gestão 2013-2016.

Renata Cardoso Martins Santos

Graduada em Psicologia pela Universidade Vale do Rio Doce (1999) e PósGraduada em Saúde Mental da Infância e Adolescência pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais BH (2012). Membro da Associação Brasileira de Psicoterapia Cognitiva desde 2011, Psicóloga Escolar no Colégio Presbiteriano há onze anos, atuando também com psicodiagnóstico e psicoterapia da infância e adolescência, orientação profissional e orientação a pais através da prática clínica há doze anos. Palestrante de diversos temas na área da Psicologia e Escolar.

Renata Gomes Netto

Possui mestrado em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília (2005) e graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Newton Paiva (1999). Fez sua formação em Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching (2011) e em Terapia Cognitivo Comportamental pelo Instituto WP (2015). Tem certificação em Psicologia Positiva pela Clínica Sofia Bauer (2014), e fez outros cursos na área como o de Psicologia Positiva da Barbara Fredrickson da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill. Atua como docente no ensino superior há mais de 12 anos, com experiência no ensino presencial e à distância, com prática em AVA. Apaixonada por pessoas e seu potencial encontrou na Psicologia Positiva um grande referencial para trabalhar os projetos em que acredita: desenvolver pessoas. Atualmente atua em consultório particular com atendimento clínico, coaching e treinamentos. Na Psicologia Positiva tem aprofundado seus conhecimentos em Mindfulness (formação como instrutora pela UNIFESP em MBSR e MBRP, 2015 e 2016) e os benefícios que esta prática traz para a qualidade de vida, na redução do estresse e manejo da ansiedade.

Renata Klein Zancan

Psicóloga (UNIJUI-RS). Mestre em Psicologia Clínica (UNISINOS-RS). Pós-Graduada em Psicologia em Saúde Mental e Coletiva (ICPG-SC). Membro do Grupo de Avaliação e Pesquisa em Terapia Cognitivo e Comportamental do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS. Atua em estudos e pesquisas envolvendo a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), Terapia Focada na Compaixão e Mindfulness. Possui experiência na área clínica, área da saúde (especialmente psico-oncologia), docência e gerenciamento de equipe. Realiza atendimento individual e em grupos.

Renata Saldanha Silva

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Atualmente, é professora do curso de Psicologia da Faculdade de CIências Médicas de Minas Gerais (FCMMG), onde leciona disciplinas de avaliação psicológica, orientação profissional e estágios em Terapia CognitivoComportamental. Coordena o curso de pós-graduação Latosensu em Neuropsicologia do Centro Universitário UNA. É, ainda, terapeuta cognitiva associada à Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC) e membro colaborador do Laboratório de Avaliação das Diferenças Individuais (UFMG). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, Avaliação Psicológica e Terapia CognitivoComportamental, atuando principalmente nos seguintes temas: diferenças individuais em inteligência e personalidade, construção de instrumentos intrumentos psicológicos, transtornos de ansiedade e de personalidade, psicopatologia infantojuvenil.

Ricardo Asensio Rodriguez

Graduação em Psicologia pela Universidade Paulista (2002). Formação Clínica em Terapia Cognitiva Comportamental pelo Núcleo de Aprendizagem (2003/2004). Aprimoramento em Saúde Mental pelo CAISM Centro de Atenção Integrada a Saúde Mental da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2005). Aperfeiçoamento em Neuropsicologia na Instituição Psiquiátrica no IPq HCFMUSP (2007/2008). Especialização em Terapia Cognitiva pelo ITC Instituto de Terapia Cognitiva (2009/2011). Especialização em Terapias Cognitivas pelo IPq HCFMUSP (2008/2010). Formação em Terapia do Esquema pelo Wainer Psicologia Cognitiva (2013/2014). Especialização em Neuropsicologia pelo IPAF Instituto de Psicologia Aplicada Lev Vygotsky (2013/2015). Atualmente é psicólogo clínico Coordenador do atendimento a pacientes com Transtorno de Personalidade Borderline do ProAmiti (Programa Integrado dos Transtornos do Controle do Impulso) do IPq HCFMUSP. Áreas de interesse e concentração: Neuropsicologia, Terapia Cognitiva, Terapia Cognitiva Comportamental, Transtornos de Personalidade, Transtornos Alimentares, Transtornos de Humor, Transtornos do Controle do Impulso, Transtornos Ansiosos.

Rodrigo Fernando Pereira

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2002), mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2006) e doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é psicólogo da Faculdade de Medicina do ABC. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: enurese noturna, aparelho de alarme, enurese, psicologia comportamental e supervisão clínica.

Rodrigo Gindri Fiorenza

Pós-Graduado em Direito Público; Pós-Graduado em Processo Civil; Acadêmico de Economia – UFSM; Curso fortalecendo instituições para tratar da mudança climática e do avanço a uma economia verde (ONU/Yale University – EUA); Diretor do Escritório Piccoloto & Gindri Advocacia.

Rodrigo Sartório

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1999), Mestre em Neurociências pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e Doutor em Psicobiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005).Tem experiência na área de Fisiologia e Biologia do desenvolvimento, com ênfase em Neurofisiologia. Pesquisa e extensão nas áreas de Educação, Psicologia Evolucionista e Neurofisiologia. Sua experiência docente nos últimos 14 anos tem sido voltada para as áreas de Pedagogia, Licenciatura e Psicologia, incluíndo experiência como Tutor no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas à Distância. Seus temas de interesse são Desenvolvimento, Neurobiologia e Comportamento Adolescente, Reprodução e Sexualidade, Educação, Ensino de Ciências, Educação e Sustentabilidade e Psicologia Evolucionista.

Sally Knevitz da Silva

Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas (2014) e Mestre em Saúde e Comportamento pela mesma Universidade (2015). Especialista em Terapia Cognitivo- Comportamental pelo Centro de Psicoterapia Cognitiva-Comportamental Wainer e Piccoloto (2016). Atualmente, doutoranda em Saúde e Comportamento. Experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: ansiedade, hiv, depressão, saúde mental e religião.

Salmo Zugman

Chefe do Serviço de Psiquiatria do Hospital de Clínicas - UFPR. Supervisor de Terapia Cognitivo-Comportamental, Disciplina de Psicoterapias, do Programa de Residência Médica de Psiquiatria da Universidade Federal do Paraná. Professor do curso de especialização de Terapia Cognitivo-Comportamental do Instituto Paranaense de Terapia Cognitiva - IPTC. Mestrado em Farmacologia, área de concentração em Neurociências, pela Universidade Federal do Paraná. Residência Médica de Psiquiatria pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Associado à Federação Brasileira de Terapias Cognitivas e à Associação Brasileira de Psiquiatria.

Sandra Laura Frischenbruder Sulzbach

Possui graduação em curso de Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986) , Especialização em Neuropsicologia (2012) e Mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998). Atualmente é Doutoranda em Ciências da Saúde (FAMEDUFRGS) e Psicóloga do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicodiagnóstico, avaliação e intervenção em problemas de aprendizagem e desenvolvimento.

Sandra Maria Panta Wagner

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990). Especialista em Psicologia Clínica, em Psicoterapia Cognitivo Comportamental e em Medicina Psicossomática.

Sandro Luís Meinerz

Formado em direito pela UFSM em 1995, especialista em Direito Público pela UNIFRA, advogado atuante entre os anos de 1996 a 1999, professor da UFSM entre os anos de 1997 a 1999, professor da Universidade da Região da Campanha (URCAMP) entre os anos de 2000 a 2003, desempenha a docencia na UNIFRA desde 2005 das disciplinas de Direito Penal e Processo Penal, é Delegado de Polícia desde 1999, atualmente Delegado Titular da Delegacia de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (DEFREC). Atualmente acumula o cargo de Delegado Titular da Delegacia de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (DEFREC) ao de Delegado Regional de Santa Maria e Região Centro do Estado do Rio Grande do Sul.

Sarah Viviane Kirsch

Atualmente está fazendo MBA em Coaching na Uniasselvi e trabalha na Clínica Dedicare e na Clínica Mais Saúde, os dois com foco clínico atendendo todas as idades. Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Centro de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental Wainer e Piccoloto (WP-Porto Alegre). Atuou como bolsista de Iniciação Científica no CPAD (Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas), projeto coordenado pelo Prof. Dr. Flávio Pechansky e pelo CNPq com o projeto, Papel do Marketing na Criação do Desejo, coordenado pelo Prof. Dr. Cláudio Hoffmann Sampaio. Graduado em Psicologia pela Universidade Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul- PUCRS- em Porto Alegre/RS. Tem experiência em terapia cognitivo-comportamental nos contextos individual, grupal e hospitalar.

Tammy Conceição Meireles Mattos Rodrigues

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2013). Possui especialização em Terapia Cognitivo Comportamental, teoria desenvolvida por Aaron Beck, no Centro de Terapia Cognitiva Veda Clínica, Ensino e Pesquisa, Brasília DF (2016). Tem experiência na área de Psicologia Clínica, na abordagem CognitivoComportamental. Atualmente (2016) é docente no Centro Universitário de Várzea Grande, no curso de Psicologia, ministrando as disciplinas de Teoria e Técnicas em Terapia CognitivoComportamental. Atua também como Supervisora do Estágio Supervisionado Básico em Fundamentos da Prática Clínica e no Estágio Clínico Supervisionado Específico I e II, na abordagem CognitivoComportamental, no Centro Universitário de Várzea Grande MT.

Tânia Rudnicki

Atualmente é Bolsista CAPES/CNPq Pesquisa Pós-Doutoral no Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) LIsboa/Portugal. Pesquisadora voluntaria no Grupo de Pesquisa - Avaliação e Atendimento em Psicoterapia Cognitiva - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Possui graduação em Psicologia pela PURCS (1979), Doutorado em Psicologia; Mestrado e Especialização em Psicologia Clínica/PUCRS. Possui experiência na área de Psicologia (ensino/assistência psicoterapêutica e pesquisa), com ênfase em Psicologia da Saúde no contexto hospitalar, atuando principalmente nas seguintes áreas: doença renal crônica e tratamento dialítico, doenças crônicas não transmissiveis, psico-oncologia, adesão, ansiedade, depressão, estresse e enfrentamento, qualidade de vida, câncer de mama, Psicologia Positiva.

Thais Barbosa

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo, Especialização em Neuropsicologia pela mesma universidade e em Psicopedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Além disso, possui Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo relacionados à problemas de aprendizagem e dislexia. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Neuropsicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: dislexia, leitura e escrita, linguagem, neuropsicologia e memória operacional fonológica.

Thiago da Silva Gusmão Cardoso

Graduado em Psicologia pela UFRB e Licenciado em Filosofia pela FBB. Mestre em Educação e Saúde na Infância e Adolescência pela UNIFESP. Psicólogo pesquisador no Centro Paulista de Neuropsicologia (CPNNANI). Atualmente é doutorando em Ciências pela UNIFESP. É professor do curso de psicologia do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) e da Pós graduação na Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Tem especialização em Saúde Mental (IBPEX) e em Estatística Aplicada (UNINOVE). Atua nas linhas de pesquisa: Neuropsicologia Cognitiva, Avaliação Psicológica, Transtornos do Neurodesenvolvimento e Eficácia da Terapia Cognitivo Comportamental. É integrante do Grupo de Estudos Cognição e Memória do Departamento de Psicobiologia da UNIFESP, do grupo de pesquisa Investigação em Aprendizagem e Memória da UNIFESP e pesquisador no grupo de pesquisa Reabilitação e Ensino em Neurociência Educacional da UNIFESP.

Thiago Loreto Garcia da Silva

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atualmente é bolsista de mestrado (CNPQ) em psicologia ênfase em cognição humana na PUCRS e aluno de especialização em Psicoterapias CognitivoComportamentais no Instituto de Terapias Cognitivas de Porto Alegre (InTCC). Faz parte do grupo Cognição Emoção e Comportamento coordenado pelo Prof.Dr.Christian Haag Kristensen e do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trauma e Estresse (NEPTE).

Thiago Strahler Rivero

Psicólogo, doutor em ciências da saúde pelo departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo. Atua como Psicólogo e Pesquisador da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia, enfocando principalmente as seguintes áreas: Avaliação Neuropsicológica, Reabilitação Neuropsicológica, Ciência Cognitiva e Terapias Cognitivas. Atualmente seus principais temas de pesquisa são: Avaliação Neuropsicologia, Uso de Video Game e outras Tecnologias para Reabilitação, TDAH, Controle Inibitório e Técnicas de Terapias Cognitivas.

Vanessa Karam de Lima Ferreira

Formada em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com formação em Terapia CognitvoComportamental (CPAFRJ), com pós-graduação em neuropsicologia pela Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro (SCMRJ) e em Psicologia Positiva (AVM), mestranda em Psiquiatria e Saúde Mental no Instituto de Psiquiatria da UFRJ. Oficial da Marinha do Brasil, exercendo atividade na Assistência Psicológica.

Vania Powell

Psicóloga. Doutora em Medicina e Saúde pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Medicina e Saúde pela mesma instituição. Especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, atuando principalmente nas seguintes áreas: Clínica (Transtornos Psiquiátricos); Docência; Supervisão Clínica e Pesquisa. Professora convidada do Curso de Especilização em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, promovido pelo Cognitivo, com sede em Santa Maria (Rio Grande do Sul). Ex Delegada da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas. Atua como Professora-Supervisora de Terapia Cognitivo-Comportamental, da Faculdade de Psicologia, da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Vanisa Fante Viapiana

Psicóloga (UPF). Especialista em Avaliação Psicológica (UFRGS). Mestre em Psicologia, área de concentração: Cognição Humana (PUCRS). Colaboradora do Grupo de Pesquisa em Processos Cognitivos (GPPC) e do Grupo de Neuropsicologia Clínica e Experimental (GNCE) da PUCRS. Professora no Curso de Psicologia da Universidade de Passo Fundo (UPF) e Faculdade IDEAUPasso Fundo. Possui experiência como supervisora do Centro de Avaliação Psicológica da UFRGS, em Psicologia Clínica, atuando principalmente nas áreas: Avaliação Psicológica e Neuropsicológica, Processos Cognitivos, Neuropsicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem.

Vera Baião

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor titular do Centro Universitário Estácio de Sá de Santa Catarina. Tem experiência na área de psicoterapia cognitivocomportamental.

Wilson Vieira Melo

Doutor em Psicologia (UFRGS), com estágio de pesquisa na University of Virginia (USA) estudando o viés cognitivo nos transtornos de ansiedade. Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS), foi professor de Graduação em Psicologia durante dez anos (FACCAT / ULBRA / IBGEN). Atualmente, é professor de Pós-Graduação em nível de Especialização em Terapia Cognitiva em diversos estados do Brasil. Ministrou curso como Professor Convidado na Palo Alto University (USA) sobre Terapia Comportamental Dialética para o Transtorno da Personalidade Borderline. Ex-Diretor e Ex-Coordenador Técnico da WP Centro de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (2002/2011). Participou dos Estudos de Campo para elaboração do Código Internacional de Doenças CID 11 (OMS) nas Comissões de Transtornos Especificamente Associados ao Estresse e também na de Transtornos do Comportamento Alimentar. Segundo-Secretário da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas - FBTC (Gestão 2011/2013) e Vice-Presidente (Gestão 2013/2015). Membro do Grupo de Trabalho Pesquisa Básica Aplicada em uma Perspectiva Cognitivo-Comportamental da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Coordenador do processo de implementação e da Comissão de Certificação de Terapeutas Cognitivos no Brasil pela FBTC (2013/2015). É Membro Fundador da Associação de Terapias Cognitivas do Rio Grande do Sul (ATC-RS) e Fundador do Instituto de Terapia Cognitiva do Rio Grande do Sul (ITC-RS) em Porto Alegre - RS, onde atua como psicoterapeuta, presta supervisão clínica e consultoria diagnóstica. Organizador do livro "Estratégias psicoterápicas e a terceira onda em terapia cognitiva" (Sinopsys, 2014).