Cognitivo

Blog

12/01/2018

VERGONHA E NARCISISMO

 A aversão extrema ao sentimento de vergonha pode ser o resultado de níveis intensos e duradouros de exposição a essa emoção durante o desenvolvimento. Pacientes com Transtorno da Personalidade Narcisista são particularmente propensos a esse sentimento em um nível mais doloroso do que seria esperado, fazendo com que várias estratégias surjam com o objetivo de neutralizar ou evitar a vergonha.

 A percepção e aceitação da vergonha e o desenvolvimento de formas de amenizá-la e de estratégias não-destrutivas de lidar com ela são aspectos importantes da psicoterapia de pacientes narcisistas, muitas vezes não alcançados. 

 O artigo “Shame in patients with narcissistc personality disorders” aborda esse tema, tendo entre seus objetivos comparar a vergonha explícita e implícita entre pacientes narcisistas, borderline e um grupo controle.

 Este foi o artigo escolhido para a elaboração de um material especial, com tradução livre e comentários, enviados aos alunos do COGNITIVO. Se você não localizou esse conteúdo em seu e-mail, solicite ao setor administrativo da sua turma.

 
Neri Maurício Piccoloto
Psiquiatra, Mestre em Psicologia

Referência Bibliográfica:
Ritter, K.; Vater, A.; Rusch, N.; Schroder-Abé, M.; Schutz, A.; Fydrich, T.; Lammers, C.H.; Roepke, S. (2014) Shame in patients with narcissistic personality disorder. Psychiatry Research 215(2): 49-437.

12/01/2018

FORMANDOS do COGNITIVO




23/12/2017

BOAS FESTAS E FELIZ 2018!


29/11/2017

VIDEOAULA "Lidando com a Incerteza"


29/11/2017

Alunos do Cognitivo pelo Brasil

Alunos e Professores que posaram para fotos em algumas cidades onde o COGNITIVO está presente.

1
2
3
4
Assine nossa newsletter
Nome E-mail